ESSE NEGÓCIO DE COLHEITA FELIZ É UMA DESGRAÇA, DEVIA SE CHAMAR COLHEITA MALDITA...

FIQUE À VONTADE...A CASA É SUA!!!

Escreveremos sobre o quê? Quais assuntos serão abordados nesse espaço?
Faremos cumprir o fim destinado a um meio de comunicação? Comunicar.
Como será a aceitação dos chegados, dos distantes, dos incógnitos?
QQCACHA?
Esse é o seu ambiente, não se sinta acanhado em comentar, opinar ou criticar.
Não recriminamos comentários ou rejeitamos juízos. Sinta se livre.
Grato pelo seu comparecimento.
Sofista Pirateado

15 outubro 2008

CRÔNICA DA SEMANA

SEM TERRAS E SEM CULTURAS

1 Reforma agrária no Brasil já se tornou sinônimo de impotência. Não é dos dias atuais que acompanhamos não só nos meios de mídia como no nosso dia a dia as várias tentativas de rever o que é de quem e o que é de todos no campo. Foram vários movimentos considerados verdadeiras revoluções sociais, a citar: Cabanagem, Sabinada, Balaiada, Guerra dos Farrapos e um ou outro que tentou sozinho e em vão defender suas duas cabeças de gado seus poucos alqueires de terra, esses verdadeiros Guevaras tendo como única arma a força dos braços, pois nem foice, nem enxada, nem nada que fosse meio de produção eram na verdade posses suas.
2 Quantos morreram em combates massacrantes na Guerra de Canudos? Quantos? Todos, simplesmente todos que lutaram morreram. lutaram de forma heróica mas tiveram a morte dos massacrados, dos vencidos. O que ganharam todos esses que defenderam não uma bandeira mas um ideal de liberdade para plantar colher e comer para poder dormir sabendo onde vai acordar.
Esses não receberam indenizações, notas em jornais, feriados, menções de agradecimento por terem lutado por uma causa que não era da geração que viviam, e isso eles sabiam. tudo o que deram não foi por uma vitória rápida e eficaz que lhes colocassem no lugar daqueles que "derrotariam", mas para que os grandes monstros das terras, do capital e dos dispositivos bélicos e táticos da época percebessem que os povos do porvir teriam nessas lutas a inspiração necessária para enfim poder com êxito instituir de maneira séria e correta a distribuição social de terras para um desenvolvimento nacional com mais justiça.
3Enfim o que vemos não é o que esperavam os nosso incógnitos heróis. Infelizmente nosso sistema conseguiu de maneira repressora e através da política e do dinheiro manipular a inteligência de todos que estão envolvidos. A escola não nos ensina a lutar pelos nossos direitos, não se aprende na escola que a única forma de sair vitorioso de uma revolução é bebendo o sangue dos contrarevolucionários. Não seria interessante para esses detentores do intelecto que tenhamos ciência de que a propriedade rural deve cumprir seu papel social, deve produzir. Caso não cumpra seu papel social essa propriedade deve ser restituída ao seu dono em questão: Quem quer que queira produzir e ainda não tem em seu nome nenhum pedaço de terra. Tão simples, mas tão díspare dos interesses de nossos governos.
4O MST não deixa de ser um movimento revolucionário, mas nunca será um instrumento de reforma agrária pois é muito ligado á políticos e órgãos governamentais. A menos que tenha algum Maquiavel dentre eles eles sempre serão ineficazes no que diz repeito a distribuição de terras.É perdoável que em épocas como ditadura império e república tenhamos nossos heróis massacrados. Hoje com o advento da democracia não podemos ter heróis que se vendem por um mísero salário, por interesses individuais que traem os interesses do movimento. Esses não são homens de bem nem homens do povo são covardes que ignoram os que morreram no passado e os que eles mesmo deixam morrer nas mãos de jagunços. é preciso surgir novos heróis interessados em articular, planejar, atacar, destituir(se necessário matar), ocupar e produzir para todos.
5Para isso é preciso um novo movimento de reforma agrária urgente ou que os soldados do MST bebam menos estudem mais e vejam que estão sendo laranja nas mãos de seus inimigos.
Auro Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário